Há uma caixa de vinho voltando do espaço para a Terra

Uma cápsula do SpaceX Dragon começou sua jornada de volta à Terra da Estação Espacial Internacional (ISS) na terça-feira com uma carga incomum: 12 garrafas de vinho e 320 videiras. Eles foram levados ao espaço em novembro de 2019 e março de 2020, respectivamente, como parte de um experimento organizado pela startup europeia Space Cargo Unlimited (SCU), disse em um comunicado publicado segunda-feira.

A cápsula SpaceX está programada para pousar na quarta-feira, de acordo com um tweet da ISS, e irá espirrar em Cabo Canaveral, Flórida. A pesquisa, conhecida como Mission Wise, está explorando como desenvolver “novas maneiras de cultivar plantas na Terra e aumentar sua escala para alimentar mais pessoas no planeta”. As videiras serão analisadas para ver como elas mudaram durante seu tempo no espaço, onde os efeitos da microgravidade e uma maior exposição à radiação do que na Terra aceleram as mudanças genéticas.

A carga útil incomum faz parte de um projeto de pesquisa agrícola.

Os cientistas irão então compará-los a espécimes que permaneceram na Terra, com o objetivo de adaptar as vinhas para crescer em ambientes mais hostis. Provadores experientes também degustarão as 12 garrafas de Bordeaux para ver os efeitos do tempo no espaço sobre o vinho. “A Space Cargo Unlimited investigará como a radiação espacial e a microgravidade afetam os componentes do vinho durante o processo de envelhecimento”, disse a empresa em um comunicado em novembro de 2019. “Isso pode render resultados que ajudam a compreender o realce do sabor e a conservação dos alimentos.” Os pesquisadores acreditam que as vinhas e o vinho são “materiais de estudo ideais” para avaliar o futuro da agricultura à medida que as mudanças climáticas continuam mudando as condições de cultivo.

Plantas lenhosas como a videira são cruciais para alimentar a população humana, dizem os pesquisadores, mas nunca foram estudadas no espaço. “Isso pode ser uma virada de jogo no desbloqueio da agricultura de amanhã”, disse Michael Lebert, diretor científico da SCU. Os experimentos futuros planejados incluem medir o efeito das condições espaciais na fermentação de bactérias e leveduras, disse SCU.

Por Jack Guy, CNN

Matéria publicada no site da CNN Internacional:  https://edition.cnn.com/2021/01/13/world/spacex-wine-space-mission-scli-intl-scn/index.html

Postado por sampavinho

Sampa Vinho acredita em um futuro onde os brasileiros vejam o vinho não só como uma opção de bebida, mas como um hábito cultural e de saúde. Um futuro onde o vinho possa ser apreciado em sua totalidade, dos ambientes mais refinados aos mais simples, oferecendo prazer e completude aos mais diversos paladares, de forma total, ampla e inclusiva.

Publicado em January 14, 2021

Outros artigos que você vai curtir

Brasil bate recorde de consumo de vinho

Brasil bate recorde de consumo de vinho

Pesquisa revela aumento histórico de mais de 30% em ano de pandemia Publicado em  AGROLINK -Eliza Maliszewski Em 2020, ano marcado pela pandemia da Covid-19, os brasileiros aumentaram o consumo de vinho. Segundo um estudo de uma plataforma de vendas, com dados de...

INPI concede a IG Santa Catarina para vinhos de altitude

INPI concede a IG Santa Catarina para vinhos de altitude

O INPI publicou na Revista da Propriedade Industrial (RPI) 2634, de 29 de junho de 2021, a concessão da Indicação Geográfica Santa Catarina, da espécie Indicação de Procedência (IP), para vinho fino, vinho nobre, vinho licoroso, espumante natural, vinho moscatel...

0 Comments

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Bem vindo à Sampa Vinho Você tem mais de 18 anos?